O último post dos blogs

o último post dos blogs (496 em diante)

sábado, 18 de abril de 2009

Angola na Imprensa



Monumentos e Sítios
Ministra solicita empenho dos luandenses na definição do centro histórico 


A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, solicitou hoje, sexta-feira, em Luanda, aos especialistas nacionais no sentido de ajudarem a ciar directrizes capazes de clarificar e definir às zonas de limitação, protecção e conservação do Centro Histórico de Luanda. 

Reagindo a algumas inquietações colocadas, durante os debates do período da manhã, pelos participantes ao colóquio “Preservação do centro histórico de Luanda: itinerários, lugares e monumentos”, relativamente as motivações de tal evento abordar apenas a questão da capital angolana, Rosa Cruz e Silva adiantou que o tratamento da situação de Luanda é crucial, porque remete a uma observação do que se passa ao nível do país. 

“Estamos a falar de Luanda, porque os problemas da conservação e preservação do património imobiliário desta cidade remete-nos ao todo. E quando falamos do centro histórico de Luanda, não queremos dizer com isto que só temos em perspectivas esta zona da cidade, a nossa ideia é o que circunda Luanda e as demais províncias”, disse. 

Segundo a ministra, a pressão que se exerce sobre Luanda acaba por se reflectir no resto do país, situação que, no entender da governante, deve merecer uma atenção especial por parte de todos os angolanos. 

“Já estamos em paz e está mais do que patente que a melhor forma de resolver os problemas é através do diálogo. Espero que no final da jornada possamos ter ideias e bases de concertação para se pôr fim as demolições e adulterações que se vão registando em alguns edifícios históricos um pouco por todo pais”, reforçou Rosa Cruz e Silva. 

Durante o período da manhã, os participantes abordaram os temas “"A evolução da cidade de Luanda do ponto de vista arquitectónico e urbano", "Preservação dos Monumentos e Centros históricos de Luanda", "Luanda e sua história: desafios da modernidade" e "A preservação dos monumentos do centro histórico de Luanda”. 

Para o período da tarde estão agendados os temas "Imagens e locais sagrados no quotidiano cívico luandense", "Roteiro do imaginário de Luanda antiga: testemunhos de munícipe", bem como uma abordagem sobre a situação do Palácio de Ferro.

0 comentários: