O último post dos blogs

o último post dos blogs (496 em diante)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Artista plástico expõe na Alemanha


Angop
Uma das obras de pintura de HM
Uma das obras de pintura de HM

O artista plástico angolano Hildebrando de Melo  “ HM”  está a preparar-se para uma  exposição na Alemanha, em Agosto e Setembro deste ano, num evento promovido pela Associação Alemã "Focus Europa".


Nesta amostra de cariz colectivo, onde vão igualmente participar artistas plásticos da Alemanha, Itália, República Checa e da Polónia, HM vai apresentar o projecto artístico “Struggle/M Bilu”, integrado por sete pinturas.


As obras, concebidas em estilo supra africano e que estarão patentes no Castelo Giechburg na cidade de Bavaria, Alemanha, segundo o pintor angolano que falava à Angop, retratam a necessidade de se resgatar os valores perdidos pela guerra, de modo a que haja efectivamente uma personalidade africana.


Para o artista, que faz recurso do acrílico sobre a tela para compor as obras, a personalidade africana passa por um maior debate de ideias, uma busca constante do respeito pelo outro, pela família e pelo gosto ao trabalho em prol ao desenvolvimento.


“O artista tem um contributo a dar, promovendo um conflito de ideias e caminhos capazes de fazer progredir a África. O artista tem de falar da importância de se investir na educação das pessoas desde pequeno sobre os valores humanos, como o respeito e o espírito de iniciativa,  para o crescimento da sociedade”  referiu.


Num breve texto sobre a amostra de HM, a curadora alemã Nadine Siergert fez saber que a arte africana tem estado a cativar as atenções dos estudiosos alemães, pelo que aguarda-se com muita expectativa pelas obras deste artista angolano.


De 30 anos e natural do Huambo, Hildebrando de Melo, participou em seminários com curadores estrangeiros de países como África do Sul, EUA e Alemanha.


É autor de seis exposições individuais e participações em várias amostras colectivas feitas em Angola, Portugal e Estados Unidos da América.


Vencedor do Prémio Ensarte/2004, na categoria "Juventude", uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa), é igualmente detentor do concurso "Sona Desenhos na Areia" da empresa norueguesa do ramo dos petróleos, Nosk Hydro.     


0 comentários: